sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Dízimo

Dízimo




O dízimo é um assunto que muitas pessoas não gostam nem mesmo de comentar, já que as próprias Escrituras afirmam: “Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.” (I Timóteo 6:10). Em nossos dias muitos amam o dinheiro e fazem coisas contrárias a moral e ao bom senso para obtê-lo, contudo examinando cuidadosamente a Palavra, veremos que o dízimo faz parte da vida cristã, foi instituído pelo próprio Deus e está ligado a Salvação, assim como o Batismo, pois as Escrituras afirmam: “Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.” (I Coríntios 6:10).
Pode-se perguntar: onde diz nesta Escritura que aquele que não entrega seu dízimo não está Salvo? Devemos atentar-se para a Palavra, levando em consideração os dois termos em destaque no texto:
“ladrões e roubadores”, e com isso realizando a junção de I Coríntios 6:10 com Malaquias 3:8, fica muito claro, como leremos a seguir: “Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.”. Pode-se observar que Deus chama de ladrão aquele que não entrega o seu dízimo, deste modo àqueles que não o entregam não podem herdar o Reino de Deus.
Foi instituído pelo próprio Senhor: “E eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo ministério que executam, o ministério da tenda da congregação.
Porque os dízimos dos filhos de Israel, que oferecerem ao SENHOR em oferta alçada, tenho dado por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão.” (Números 18:21 e 24). É comum ouvir de algumas pessoas, que estas não darão seu dinheiro a um homem, quando o assunto de dízimo é mencionado, entretanto podemos ler nas Escrituras, que o Senhor instituiu a prática do dízimo, para sustentar o sacerdócio levita, já que os mesmos não possuíram herança como as demais tribos: “Os sacerdotes levitas, toda a tribo de Levi, não terão parte nem herança com Israel; das ofertas queimadas do SENHOR e da sua herança comerão. Por isso não terão herança no meio de seus irmãos; o SENHOR é a sua herança, como lhes tem dito.
Porque o SENHOR teu Deus o escolheu de todas as tuas tribos, para que assista e sirva no nome do SENHOR, ele e seus filhos, todos os dias.” (Deuteronômio 18:1, 2 e 5).
“Tão-somente à tribo de Levi não deu herança; os sacrifícios queimados do SENHOR Deus de Israel são a sua herança, como já lhe tinha falado.” (Josué 13:14), e o Senhor fez desta maneira, com a finalidade de que os levitas seriam encarregados da adoração, ministração, intercessão e sacrifício: “No mesmo tempo o SENHOR separou a tribo de Levi, para levar a arca da aliança do SENHOR, para estar diante do SENHOR, para o servir, e para abençoar em seu nome até ao dia de hoje.” (Deuteronômio 10:8).
Nota-se aqui a responsabilidade do Pastor, homem o qual deve ser separado para ser a boca de Deus ao povo, assim como Israel tinha os levitas como representantes de Deus, temos nós hoje os Pastores consagrados para serem instrumentos usados pelo Nosso Senhor para trazer sua Palavra, e preparar os eleitos para serem arrebatados. Seu sustento vem dos dízimos, para que ele (Pastor), possa dedicar-se integralmente a ministrar a Palavra. Queremos reforçar este assunto citando um dos grandes homens de Deus na Bíblia: Abraão. Atente-se, antes mesmo da instituição do dízimo, após a saída do Egito, Abraão já realizava esta prática: “E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo”. (Genesis 14:20), e este ocorrido é explorado com muita propriedade por Paulo, “A quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz;” referindo-se a Melquisedeque; “Considerai, pois, quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu os dízimos dos despojos. Mas aquele, cuja genealogia não é contada entre eles, tomou dízimos de Abraão, e abençoou o que tinha as promessas. E aqui certamente tomam dízimos homens que morrem; (Pastores) ali, porém, aquele de quem se testifica que vive. “E, por assim dizer, por meio de Abraão, até Levi, que recebe dízimos, pagou dízimos.” Veja como Paulo reforça o que Deus instituiu: ”E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão”. (Hebreus 7:2, 4 ao 6, 8 e 9) Ordem de Deus, não dos homens. Devemos ser Cristãos esclarecidos em relação às Escrituras, uma vez que há pessoas que são contrárias ao dízimo, e não podemos negar a importância e autenticidade deste mandamento; e outras pessoas que se refugiam interpretando a Palavra para seu próprio beneficio.
É um mandamento com promessa: “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.” (Malaquias 3:10), não se pode negar a promessa do Senhor, mas fazer deste verso uma plataforma para arrecadação é um pecado como qualquer outro, não é necessário forçar um Cristão entregar seus dízimos, assim como Abraão teve Revelação do significado deste ato, o Cristão revelado hoje cumprirá com alegria este mandamento do Senhor.
Finalizando este tema tão importante, leiamos o que Neemias diz, “E que as primícias da nossa massa, as nossas ofertas alçadas, o fruto de toda a árvore, o mosto e o azeite, traríamos aos sacerdotes, às câmaras da casa do nosso Deus; e os dízimos da nossa terra aos levitas; e que os levitas receberiam os dízimos em todas as cidades, da nossa lavoura. E que o sacerdote, filho de Arão, estaria com os levitas quando estes recebessem os dízimos, e que os levitas trariam os dízimos dos dízimos à casa do nosso Deus, às câmaras da casa do tesouro. Porque àquelas câmaras os filhos de Israel e os filhos de Levi devem trazer ofertas alçadas do grão, do mosto e do azeite; porquanto ali estão os vasos do santuário, como também os sacerdotes que ministram, os porteiros e os cantores; e que assim não desampararíamos a casa do nosso Deus.” (Neemias 10:37 ao 39.) Não um meio de enriquecimento, mas o sustento para aqueles que são responsáveis por nos trazer o ensinamento que nos dará Vida Eterna.
Um verdadeiro Cristão cumpre toda Palavra.

Deixemos um pensamento aqui: na saída de Israel do Egito, houve uma ordem para comer todo cordeiro naquela noite, “todo”, mesmo as partes mais difíceis e talvez indigestas de se comer. A Palavra deve ser praticada em sua totalidade, mesmo que nosso sentimento humano não goste disto.


4 comentários:

  1. Muitos se atentam a esta palavra de Ml 3. Mas quero lhes fazer uma pergunta. Onde esta o dizimo no novo testamento? Dizimo era dinheiro ou alimento? O dizimo era para os levitas do templo, e eles é que estavam roubando estes dízimos por isso a passagem.de Ml 3. No novo testamento não existe dizimo e sim ofertas. No livro de Atos mostra nos bem comp era a igreja. Todos davam TUDO e nao 10%. A ihteja ensina errado ameaçando os membros que se não derem p dízimo estão debaixo de.maldição e isto é mentira. Deve se ensinar a verdade e não por julgos nas pessoas. 2Cor 9:7 Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade, porque Deus ama ao que da com alegria.Dizimo nao e dinheiro e sim alimento então quem não dizima dinheiro não esta roubando nada. ISTA doutrina na nova aliança é uma farsa pra sustentar homens e na a obra pq se quisessem ensinar a verdade mostraria a igreja que eles devem contribuir de coração pq a obra necessita e não impondo doutrinas e obrigações ameaçando os a dar o que não existe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muita gente tem criticado apratica de dar Dinheiro no Dizimo porque o dizimo são as coisas do campo e não DINHEIRO, mais vamos analizar eu não trabalho no campo como darei alimento do campo, assim sera dinheiro porque é o meu salario, então veja o livro Deterenomio 14: 25 veja o proprio Deus mandar dar prata o que era DINHEIRO DA QUELE TEMPO.
      25 troquem o dízimo por prata, e levem a prata ao local que o Senhor, o seu Deus, tiver escolhido.
      então vende-os, ata o dinheiro na tua mão e vai ao lugar que o Senhor teu Deus escolher.
      -- Versão Almeida Atualizada
      então, vende-os, e ata o dinheiro na tua mão, e vai ao lugar que escolher o SENHOR, teu Deus.
      -- Versão Almeida Revista e Corrigida

      Eliminar
  2. Muita gente tem criticado apratica de dar Dinheiro no Dizimo porque o dizimo são as coisas do campo e não DINHEIRO, mais vamos analizar eu não trabalho no campo como darei alimento do campo, assim sera dinheiro porque é o meu salario, então veja o livro Deterenomio 14: 25 veja o proprio Deus mandar dar prata o que era DINHEIRO DA QUELE TEMPO.
    25 troquem o dízimo por prata, e levem a prata ao local que o Senhor, o seu Deus, tiver escolhido.
    então vende-os, ata o dinheiro na tua mão e vai ao lugar que o Senhor teu Deus escolher.
    -- Versão Almeida Atualizada
    então, vende-os, e ata o dinheiro na tua mão, e vai ao lugar que escolher o SENHOR, teu Deus.
    -- Versão Almeida Revista e Corrigida

    ResponderEliminar
  3. Deus te abençoe por fecha boca aos maldizentes. Que o Senhor o encha de revelação e entendimento sobretudo nestes últimos dias em que as pessoas procuram escrituras para acomodar o seu divórcio com o Senhor. O DÍZIMO É ESCRITURISTICO TANTO PARA O NOVO TESTAMENTO E TODO O CRISTÃO O DÁ SEM MURMÚRIO.
    Shalom

    ResponderEliminar